Escola Estadual de Educação Especial, localizada na cidade de Niterói, Rio de Janeiro

Você sabe quem foi Anne Sullivan?

domingo, 11 de setembro de 2011


Johanna (Anne) Sullivan Macy ou Anne Mansfield Sullivan Macy, educadora especial, nasceu em 14 de abril de 1866, nos Estados Unidos. Anne Sullivan era filha de agricultores imigrantes irlandeses, Thomas Sullivan e Alice Cloesy; ela teve um irmão, Jimmie, que era tuberculoso. Anne cresceu na pobreza, sofrendo maus tratos do pai alcoólatra e aos 5 anos foi acometida por uma doença nos olhos que quase a deixou cega. Dois anos depois, sua mãe faleceu e seu pai abandonou as crianças em um orfanato, onde seu irmão logo depois.
Apesar de ter sido deixada num orfanato com uma podre educação formal, Anne Sullivan, prosperou. Quando o presidente da diretoria estadual de instituições de caridade, Frank Sanborn visitou o orfanato de Tewksbury, Anne literalmente se jogou em frente a ele chorando, “Senhor Sanborn, eu quero ir para escola.”
Anne Sullivan estudou na Escola Perkins para Cegos ( Perkins School for the Blind) pois, quando criança tinha sido cega, mas recuperou a visão através de nove operações. Se formou em professora em 1886 e, em 3 de março de 1887, começou a trabalhar para a família Keller, como professora de sua filha Helen, que era surda e cega. Sua indicação para ensinar Helen foi feita por Alexander Graham Bell, que havia sido procurado por seus pais. Desde essa época, professora e aluna, tornaram-se inseparáveis até a morte de Anne Sullivan em 1936.
Até a chegada da professora, Helen Keller ainda não falava e não compreendia o significado das coisas.
Anne Sullivan assumiu a tarefa de ensinar Helen e para isso necessitou de muita coragem e persistência, pois Helen tinha 7 anos e era muito indisciplinada. Ela teve de começar ensinando disciplina, a seguir ensinou-a o alfabeto manual e o Braille. Sob sua orientação, Helen Keller estudou no Instituto Perkins, na Escola Cambridge para Moças e no Colégio Radcliffe. Durante seu período de estudante a professora Anne Sullivan foi sua orientadora constante transmitindo todas as aulas para Helen, através do alfabeto manual, encorajando-a e estimulando-a. Todos os livros de consulta que não existiam em Braille eram laboriosamente soletrados nas mãos de Helen. Além das aulas da Universidade, Anne soletrava aulas de francês, latim e alemão. Todos ficavam impressionados com a capacidade da professora Sullivan de comunicar-se com a aluna Keller e da intensa habilidade da senhorita Keller em compreender conceitos inéditos para alunos surdos e cegos antes dela. Alexander Graham Bell, Andrew Carnegie, Henry H. Rogers e John Spaulding foram apenas alguns dos que as encontravam e davam-lhes apoio.
Ao longo da educação formal de Helen e depois, Anne Sullivan era frequentemente vista com desconfiança e especulação: muitos acreditavam que Anne tentava controlar e usar Helen Keller. Eles não confiavam no compromisso que ela tinha com sua aluna.
Após a educação formal de Helen Keller, Anne Sullivan continuou a assistir sua aluna e a acompanhá-la em suas viagens. Depois da formatura de Helen na Radcliffe, Anne casou-se com o jovem instrutor de Havard, John Albert Macy, em 1905. Os três viveram juntos até 1912, quando os Macy se separaram.
Anne Sullivan faleceu em 20 de outubro de 1936, aos 70 anos, com Helen Keller ao seu lado.

3 comentários:

Unknown disse...

Linda história de abnegação e amor. Anne demonstrou que o sofrimento não retira das pessoas o amor ao próximo.

Unknown disse...

Gostaria de comprar ao livro Minha vida de mulher de Anne Sullivan. Não consigo encontrar

Unknown disse...

Gostaria de comprar ao livro Minha vida de mulher de Anne Sullivan. Não consigo encontrar

Postar um comentário

 
E.E.E.E ANNE SULLIVAN | by Amin da Trindade e TNB ©2010