![]() |
| Mural homenageando os professores elaborado pela coordenadora Linete |
Dia dos professores, começou como uma pequena escola de São Paulo, depois ganhando força e entrando na tradição da vida escolar. Conseguiu posto de feriado nacional em 1963. No decreto, lê-se esse trecho: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
O que vemos hoje em dia é um processo de desvalorização ano a ano. Não só não se enaltece mais a figura do professor, como é a profissão que mais vem sofrendo desvalorização no mundo.
Há uns anos, um professor de informática, contou a seguinte história sobre a valorização do professor e da Educação no Japão. Tendo, este país, sido dizimado após a 2ª Guerra Mundial, precisavam urgentemente de uma inspiração e motivação para se reeguerem, o então Imperador, escreveu um decreto em que, somente um professor poderia ficar de pé diante dele. Pela tradição, ninguém poderia se manter na mesma altura que o Imperador, tendo de se manter curvado quando em sua presença, pois aquele era o indivíduo mais importante de todo Império. Ora, estabelecendo que o professor seria o único a ficar diante dele, sem se curvar,firmou-se uma ideia de que o profissional de educação deve ser valorizado sempre, pois é através dele que o conhecimento perpetua, multiplica, evolui, e só por meio da Educação que se pode construir de forma eficaz uma nação. Bom, veja onde o Japão chegou!
Hoje, vemos muitos professores, bem como profissionais da Educação em geral, andando cabisbaixos, sem motivação, sem alegria, sem esperança. Tudo isso porque nossos governantes pensam apenas eu seu benefício e não no bem do país e de seu povo.
Mas ainda assim, há os que continuam, lutando, idealistas, vocacionados, por uma educação de qualidade.
Desejamos a todos os professores o mais sincero"obrigada", e também um: "não desanime", você fez diferença em minha vida.
Feliz dia dos professores, mas também que sejam felizes em todos os demais dias do ano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário